Quem sou eu

Minha foto
O Centro Espírita Socorrista Gota de Luz é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos. Como contamos com a colaboração de voluntários para realização de nossas atividades, não cobramos nada pelos tratamentos realizados. Contato: cesgol@hotmail.com

quarta-feira, 19 de maio de 2010

DEUS - 2ª Aula do Curso de Iniciação ao Espiritsmo

A prova da existência de Deus

Tudo que existe tem uma causa
O efeito nunca e superior à causa
Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente
Tudo que existe chamamos DEUS

Teria o Universo se formado por acaso?

Não há acaso no Universo. Nele, tudo obedece a leis.
A vida material é regida por leis físicas.
A vida do espírito é regida por leis morais.

A Natureza se criou a si mesma?

"O mundo é um relógio e não posso imaginar que não haja o relojoeiro" ( Voltaire).

Se compararmos o Universo a um imenso relógio e sua natureza, a ordem e harmonia estão atestando que ele tem um criador inteligente, de uma inteligência superior a qualquer outra que conheçamos, já que o próprio ser humano ( ápice da inteligência na Terra) é, ele mesmo, uma criatura, um efeito desse Criador, e não tem a mesma capacidade de Deus, não é capaz de criar como ele o faz.

Definição Espírita de DEUS

Que é Deus?
Deus é a inteligência suprema, a causa primária de todas as coisas.

A visão de DEUS

Nínguem jamais viu Deus..... Continua na próxima página

Continuação da 2ª aula do Curso de Iniciação ao Espiritismo

Ninguém jamais viu DEUS, porque DEUS é espírito e não pode ser percebido pelos sentidos comuns da materia, assim sendo não podemos ver DEUS com oc olhos do corpo. Embora nos seja invisível, Deus não nos é totalmente desconhecido, porque ele se afirma ante nossa compreensão por todas as suas obras (a Criação) e podemos senti-Lo espiritualmente, nas vibrações do seu infinito amor. Precisamos desenvolver nosso conhecimento e sensibiliadade espiritual para perceber, entender e sentir a divina presença e ação de Deus em tudo que existe, em tudo que acontece. Os espíritos altamente evoluídos já vêem a Deus de um modo mais perfeito e poden nos fazer revelaçoes a respeito do Criador sempre, porém, dentro do que já se pode entender e sentir.

Os atributos de Deus

Deus não pode deixar de ser sem deixar de ser Deus. Êle de ser Deus. Desta forma podemos fazer ao menos uma idéia de alguns dos seus atributos.

Deus é

- ETERNO Não teve começo e não terá fim. Se tivesse tido princípio. de onde teria se originado: do nada? de um outro ser? Se tivesse fim, que haveria depois dele?

- Imutável Não muda, não se modifica. Se estivesse sugeito a mudanças, as suas leis (que regem o universo) nenhuma estabilidade teriam, seria o caos (a desordem, a confusão).

- Imaterial Se fosse material, também seria mutável, sujeito a transformações, como a matéria é. Mas sua natureza é diferente de tudo que conhecemos como matéria. Por isso, não tem forma perceptível aos nossos olhos, nem podemos formar dele uma idéia material.

- Único Não há outro como Ele.. Se houvesse outros deuses, não heveria unidade de objetivos nem de poder, na ordenação de tudo no Universo.

- Onipotente Tudo pode. Todo o poder está em Deus, porque Ele a tudo fez e, portanto, tudo pode sobre a sua Criação.

- Soberanamente Justo e Bom Não podemos duvidar da justiça e bondade de Deus, porque a sabedoria providencial de suas leis se revela nas pequeninas como nas maiores coisas de tudo que Ele criou.

Conlusão

O pouco desenvolvimento das faculdadesdo ser humano ainda não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus, porque o homrm na infância da humanidade fes de Deus representações antropomóformicas emuitas vezes o confundiu com as criaturas, cujas imperfeições Lhe atribuiu. Na medida que no homem vai desenvolvendo o senso moral, seu pensamento penetra melhor no âmago das coisas; então faz da Divindade uma idéia mais justa e mais conforme à sã razão, mesmo que sempre incompleta. Ainda nos é muito difícil falar sobre Deus. O importante é que o Sintamos como nosso Pai Criador, bom e justo e que esse conhecimento que temos de Deus venha a nos auxiliar em todos os momentos, ajudando-nos a ter fé, força e vontade para agir em todas as situações da vida.
Aprendamos com Jesus que a verdadeira adoração a Deus se faz em espírito (pelo exercício de nosso eu espiritual, usando o pensamento, sentimento e vontade) e em verdade ( usando da sinceramente e não só de aparencia) Jo 4:24
Adorar a Deus é fazer a vontade dele, o nosso Pai, ou seja cumprir as suas leis. (Jó 5:30 e 6:38).