Quem sou eu

Minha foto
O Centro Espírita Socorrista Gota de Luz é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos. Como contamos com a colaboração de voluntários para realização de nossas atividades, não cobramos nada pelos tratamentos realizados. Contato: cesgol@hotmail.com

quinta-feira, 22 de julho de 2010

OS ESPIRITOS - Curso Básico de Espiritismo

Espíritos são seres inteligentes criados por Deus e que habitam o Universo, quer estejam encarnados ou desencarnador. Todos nós somos espíritos. Quando encarnados possuimos corpo material e corpo espiritual (perispírito). Desencarnados, conservamos apenas o corpo espiritual.
A origem dos espiritos tiveram um princípio (não são eternos) mas não terão fim (são imortais).
Do princípio inteligente muitos espíritos já se individualizaram, outros estão se indivudualizando e outros ainda virão a se individualizar. Neste sentido, podemos dizer que a criação de espíritos por Deus é permanente; Deus sempre os criou, continua criando e sempre os criará. Podemos concluir, também, que os espiritos não foram todos criados numa mesma época, individualizaram-se em tempos diferentes e contam, pois diferentes idades. O grau de evolução em que nos encontramos ainda não nos permite saber como teria sido essa individualização e em que época se deu para cada um de nós.
Os espíritos são de natureza incorpóreos quando sua substânia difere de tudo o que conhecemos sob o nome de matéria e escapa inteiramente ao alcance dos nossos sentidos.
São de natureza indivisíveis quando não podem se dividir para estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas podem dar a impressão de ubiquidade (estar em dois lugares) ao irradiarem duas forças e seus pensamentos, agindo com eles à distância, onde suas irradiações e os efeitos que causam chegam a ser percebidos.
Sendo de natureza diferente da matéria, o espírito não tem forma definida para nós. Analisando-o pelos seus efeitos, podemos dizer que ele é um clarão, uma chama, uma centelha éterea. Essa centelha tem uma coloração que vai desde o aspecto escuro e opaco até uma cor brilhante e clara, conforme a evolução do espírito.
O espírito não sexo ( na forma como entendemos o sexo na estrutura e função do corpo físico). Não são diferentes, pois, os espíritos que animam os homens dos que animam os corpos femininos e não há entre eles, qualquer superioridade ou inferioridade, em função da forma sexual do corpo que ocupem. O espírito encarna com o sexo que melhor lhe convém à tarefa que necessita realizar naquela existência; e lhe compete usar com equilibrio, respeito e correção a forma corpórea que lhe foi concedida.
A movimentação dos espíritos podem ser com a rapidez do pensamento, podendo percorrer mais devagar um espaço, observando o caminho percorrido. A matéria (elementos da natureza, água, fogo, ar, terra etc.) não constitui obstáculo para o espírito, embora os pouco evoluidos possam ter a impressão de que ela lhe oferece empecilhos.
Carecem de fundamento espiritual os livros e filmes de ficção ciebtífica ou mística que mostram impedimentos físicos para os espíritos ou sua destruição pelo fogo.
A destinação do espírito é de acordo com sua capacidade; as funções vão desde a simples animação da matéria até o executar das ordens de Deus para a manutenção da hormonia universal porque Deus nada cria inutilmente. No conjunto da vida universal, cada ser tem uma função natural a desempenhar; função que, por mais simples que seja, é sempre vaiosa e importante. Criados Deus, os espíritos também têm um papel determinado e útil dentro da criação.
O espírito pré-existe ao corpo porque foi criado antes dele para atuar num mundo material unindo-se à matéria desse mundo, formando com ela um corpo que passa a animar, que é chamado de encarnação. Ao morrer o corpo, o espírito dele se desliga e retoma a condição de espírito liberto que é chamado desencarnação. Durante a vida do corpo, o espírito pode transcendê-lo e atuar como espírito parcialmente liberto, em certos estados especiais: desdobramento pelo sono ( para os evangélicos arrebatamento), sonambulismo, transe mediúnico (para os evangélicos visão), êxtase, etc.
O espírito pode encarnar neste ou em outros mundos que correspondam ao seu grau de evolução. Seu corpo se formará de acordo com a matéria e as leis do mundo que vai habitar.
No mundo em que encarna, o espírito é um agente sobre a matéria de que esse mundo se compõe e sobre os seres que o habitam.
A Evolução Anímica exerce seu papel no Universo onde os espíritos evoluem, isto é, desenvolvem e aprimoram suas faculdades; e, quanto mais evoluem, mais usufruem de suas faculdades. Deus ( que é soberanamente justo e bom) estabeleceu igualdade no processo de evolução para todos os espíritos, de tal modo que todos têm:
- um mesmo ponto de partida (todos criados simples e ignorantes);
- as mesmas condições básicas (todos com as mesmas qualidades em potencial) a serem
desenvolvidas com seu próprio trabalho e ao longo do tempo;
- a mesma destinação (todos rumam para a situação de puro espírito, para a perfeição e a
felicidade;
Na Terra, a ligação do espírito com a matéria começou há muitos milênios. De início, produziu formas simples de vida, nas espécies inferiores, até atingir a formação da espécie humana. Nessa trajetória evolutiva, o princípio inteligente foi exercitando suas faculdades; da irritação ( reino mineral), passou à sensibilidade ( reino vegetal), desta ao instinto (reino animal) e do instinto à inteligência ( O Homem, animal racional dotado do livre-árbitrio). Diz André Luiz que quando o ser alcançou o "pensamento contínuo", o circuito completo para a onda mental. Desse gau de humanidade, estamos rumando para um novo estado: a angelitude.
Na erraticidade o espírito errante é aquele que se encontra no plano espiritual aguardando nova encarnação num mundo corpóreo, ao qual ainda está ligado. Erraticidade é o estado do espírito nesse intervalo entre duas encarnações.
O espírito que está na erraticidade:
- é mais ou menos feliz, conforme tenha agido bem ou mal na sua existência no mundo material;
- pode ali permanecer apenas algumas horas ou por milhares de anos;
- progride, adquirindo conhecimentos, exercitando as suas faculdades, modificando suas idéias
sobre a vida;
-
- ainda terá de reencarnar (cedo ou tarde) para experiências e provas nos mundos materiais,
onde irá pôr em prática o que aprendeu, cumprindo seu papel no Universo e continuando seu
progresso.
Observação: A condição, situação e possibilidades do espírito dependem sempre de seu estado evolutivo, variando conforme seu grau de progresso.

MOCIDADE LITORAL CENTRO

Caros irmãos da doutrina espírita.

Acesse Mocidade Litoral Centro pelo google para entrar no site e para aqueles que desejam comunicar-se com Bebeto, Coordenador na Mocidade, que esteve nos visitando recentemente fazendo a exposição sobre a moral de Jesus, escreva para o email: roberto-limeres@bol.com.br
Um abraço do amigo irmão,

Pedro Ferreira
(71) 8742-8965 / 9958-0770 / 9262-7293 / 3381-0358

O EVANGELHO NO LAR - Curso Básico de Espiritismo

O Evangelho no Lar serve para melhorar o ambiente afetivo e espiritual da familia e atráves dela podemos:
- Ensejar um momento de paz e compreensão na vida familiar;
- Unir mais os elementos da família, pela atividade espiritual em comum;
- Ampliar nos familiares o conhecimento e entendimento do Evangelho, elevando-lhes o padrão
vibratório e fortalecendo-os espiritualmente para as lutas da vida;
- Higienizar o ambiente espiritual do lar, pelo cultivo de pensamentos e sentimentos cristãos;
- Atrair a presença e assistência dos bons espíritos e evangelizar os desencarnados carentes, que
estejam no ambiente do lar ou relacionados aos seus membros.
Fazer o Evangelho no Lar é ajudar na formação de um mundo melhor na Terra, porque a evangelização estimula e acentua o sentimento de fraternidade existente em toda criatura e pode fazer germinar, em cada lar, as sementes do amor e da paz.
Para a realização da reunião de Evangelho no Lar, é preciso antes:
- Marcar um dia da semana e um horário em que possa estar reunida toda a família ou ao menos
os que a isso se dispuserem. Esse dia e hora devem ser rigorosamente observador, para
facilitar aos bons espíritos nos prestarem sua assistência espiritual, pois eles também tem
suas ocupações na vida maior.
- Designar quem dirigirá a reunião, podendo ser o chefe de casa ou pessoa que, no grupo, tiver
maiores conhecimentos doutrinários.
- Escolher o cômodo da casa que melhor sirva para essa atividade, por oferecer mais
acomodações, estar menos sujeitos a ruídos e menos expostos a interrupções.
- Selecionar o livro a ser estudado em leitura metódica e sequente. Recomenda-se começar
com o "Evangelho Segundo o Espiritismo". Ao terminar o volume, se não quiser repeti-lo, ´
poderá ser utilizado outro livro espírita de comentários evangélicos.
- Meia hora antes da reunião, desligar aparelhos de comunicação (rádio, televisão etc.)
para impedir a veiculação de idéias pertubadoras e agitantes no ambiente. Em seu lugar
poderá ser utilizada música suave, em volume brando, favorecendo o ambiente para as preces
e vibrações.
- Se houver necessidade de fluidificação de água para alguém, colocá-la em recipiente adequado,
no local da reunião, para ser distribuída após o término desta.
Desenvolvimento da Reunião
- A Prece inicial deve ser simples, sincera, breve, de preferência espontânea e não decorada,
proferida por um dos participantes e na qual, mais que as palavras, tenham valor de
sentimentos.
- A Leitura doutrinária deve ser netódica e sequente, de pequeno trecho no livro escolhido
(estudo evangélico de preferência), não excedendo a 10 minutos.
- O Comentário sobre a leitura deve ser rápido, buscando sempre a essência dos ensinamentos
de Jesus, para a sua aplicação na vida diária.
Recomendações ao dirigente da Reunião:
- Colocar as lições comentadas ao alcance de todos os participantes, mesmo aos de menor
compreensão intelectual;
- Incentivar a participação de todos os presentes, nos comentários, nãs preces e leituras
(por rodízio ou conforme as aptidões);
- Procurar fazer que todos mantenham conversação em cunho edificante e apropriado evitando
sempre desviar para outros assuntos o tema em estudo à luz do Evangelho, fazendo os ensina-
mentos críticas (diretas ou indiretas) a qualquer membro do grupo, da familia ou a outras
pessoas, evitando também qualquer polêmica ou discussão.
Vibrações
- pelo lar onde o Evangelho está sendo estudado, pelos participantes, seus parentes e amigos;
- pela implantação e vivência do Evangelho em todos os lares;
- pela cura ou melhoria de todos os enfermos, de corpo ou da alma, e minoração de seus
sofrimentos e vicissitudes;
- pelo entendimento fraternal entre todas as Religiões;
- pelo amparo e incentivo aos tralhadores do Bem e da Verdade;
- pela paz na Terra (inclusive rogando amparo para os governantes de todos os poos e nações);
- pelos casos que, no momento, estejam preocupando os participantes e a comunidade (ex: um
desastre, uma calamidade, etc.)
- outras vibrações que o grupo achar convenientes. Todos do grupo, porém, deverão estar
lembrados e conscientizados de que não bastam sòmente vibrações para ajudar a fazer da
Terra um mundo melho. É preciso, também, que todos os cristãos concorram para isso,
através de seus pensamentos, palavras, atos, emtodos os instantes e sem esmorecimento.
Na prece de encerramento agradecendo a orientação e amparo espirituais, recebidos durante
a reunião e na vida cotidiana.
Cuidados a tomar:
- não dizer culto do Evangelho no Lar mas, apenas Evangelho no Lar (para evitar conotação com
rituais, que o Espiritismo não adota);
- não prolongar a reunião além dos 20 a 30 minutos no máximo. (para não ultrapassar o limite
comum de atenção e participação de todos os participantes);
- não suspender a realização da reunião em virtude de passeis adiáveis ou acontecimentos
irrelevantes; por uma visitantes inesperados os quais devem ser convidados a participar da
reunião. Caso não queira participar, poderão aguardar o seu término em outro aposento, ou
retornarem mais tarde.
Não deixar que o Evangelho no Lar se transforme em:
- ritual ou cerimônia religiosa. Ex: se realizado em torno de uma mesa, não é necessário
cobri-la com toalha espeial nem colocar sobre ela flores ou qualquer objeto (imagens,
retratos);
- reunião mediúnica, a qual deve ser feita nos Centros Espiritas, que para isso recebem do
Alto preparo e assistência especial, por se destinarem a um serviço espiritual constante, o
que não ocorre nos lares, por melhor protegidos que sejam;
Passes poderão ser aplicados, eventualmente, quando alguém do grupo ou do lar que
esteja enfermo, se houver pessoa preparada para ministrá-la; mas não será prática usual.
Crianças só devem participar do Evangelho no Lar, quando tiverem idade e mentalidade para
acompanhar a reunião sem inquietação ou fadiga. Então, podem colaborar ativamente nas preces, leituras ou comentários, segundo sua capacidade e disposição.

AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE OS FLUÍDOS - Curso Básico de Espiritismo

Os espíritos vivem numa atmosfera fluídica dela extraíndo o que lhes é necessário; agindo sobre os fluidos do seu ambiente, sobre si mesmos e outros espíritos e sobre o mundo fluídico e material.
Os espíritos agem através do pensamento a a vontade sobre os fluídos aglomerando-os para da-lhes forma, aparência, cor e pode até, mudar suas propriedades. Os fluídos é a grande oficina ou laboratório da vida espiritual. A ação dos espíritos sobre os fluídos pode ser inconsciente porque basta pensar e sentir algo para causar efeitos sobre eles, mas também pode agir conscientemente sobre os fluídos, sabendo o que realiza e como o fenômeno se processa.

Os fluídos em si são neutros. O tipo dos pensamentos e sentimentos do espírito é que lhes imprime determinadas características.
Fluidos bons são resultantes de pensamentos e sentimentos nobres e puros, fluidos maus são resultantes de pensamentos e sentimentos inferiores, incorretos e impuros.
Fluídos iguais se combinam, fluídos contrários se repelem; os fracos cedem aos mais fortes; os bons predominam sobre os maus. Os fluídos se reforçam em suas qualidades boas ou más pela reiteração do impulso correspondente que recebm do espírito.
As condições criadas pela ação do espírito nos fluídos podem ser modificadas por novas ações do próprio espírito ou por ações de outros espíritos.

O perispírito absorve com facilidade os fluídos externos porque tem idêntica natureza e também porque êle é fluídico, causando-lhe bons ou maus efeitos, conforme seja a sua qualidade. No espírito encarnado o perispírito irá reagir sobre o organismo físico, com o qual está em completo contato molecular, então se os fluídos foram bons produzirão no corpo uma impressão salutar agradável; e se forem fluídos maus, a impressão é penosa e desconfortante; se a atuação de fluídos maus for insistente, intensa e em grande quantidade, poderá determinar desordens físicas. Essa é a razão de certas moléstias que não tem outra causa senão esta; os bons fluídos, ao contrário, podem curar.

O espírito com seus pensamentos e sentimentos habituais, seja encarnado ou não, influi sobre os fluídos do seu períspirito e lhes dá características próprias. Está sempre emanando esses fluídos, que o envolvem e acompanham em todos os movimentos. É a sua aura, a sua "atmosfera individual".
Na aura do encarnado, a difusão dos campos energéticos que partem do períspirito envolve-se com o manancial de irradiações das células do corpo. No desencarnado, a aura é resultante apenas das emanações perispirituais. Conforme o tipo fluídico, as auras se harmonizam ou se repelem.

Pelo modo de sentir e pensar estabelecemos um ajuste de comprimento de onda vibratória entre nós e os que pensam igual a nós dessa forma entramos em sintonia com eles; produzimos um certo tipo de fluídos e os espiritos que produzem fluídos semelhantes poderão combinar seus fluídos com os nossos. Quando oferecemos sintonia e combinação de fluídos para o mal, estamos dando "brecha" (abrindo a porta) aos espíritos inferiores, para isso é necessário vigilência e oração evitando ou corrigindo a influênia negativa de outros espiritos sobre nós ou de nós sobre outrem (obsessão).

O passe é uma transmissão voluntária e deliberada de fluídos benéficos, de uma pessoa para outra.

O efeito do passe é bom, quando o paciente está receptivo e assimila bem os fluídos transmitidos; dai a necessidade de um preparo prévio da mente, da fé e da oração para estar apto a receber bem o passe.

O efeito do passe é duradouro, quando o paciente pela boa conduta , pensamento e sentimento, alcançou bem o passe.

Se a pessoa não modificar para melhor o seu modo de agir, voltará a sofrer desgaste fluídico e desequilibrio espiritual.
Não é justo que fiquemos recebendo passes que o médium passista curador nos dá de boa vontade, sem nos esforcarmos por mantermos equilibrio físico e moral.

Só devemos pedir passe quando não pudermos, por nós mesmos, pelos nossos pensamentos e vontade, prece e bons atos, produzir fluídos melhores para nós mesmos.

PERISPÍRITO - Curso Básico de Espiritismo

Perispírito é o envoltório semi-material do espírito, também denominado de corpo fluídico ou corpo espiritual. Tem sua origem no fluido cósmico universal retirado do mundo ou plano ao qual o espírito está relacionado. Assim como o corpo físico, o perispírito tem uma estrutura e fisiologia, mas não tem inteligência nem autonomia. Não é, pois, "um outro ser" mas apenas um instrumento do espírito, tal como o corpo físico também de matéria mas em estado diferente, mais sutil, quintessencuada; não é rígida, mas, flexível e expansível, o que torna o perispírito mais plasmável sob a ação do espírito.

As funções do perispírito é ligar o espírito à matéria e a ele servir de instrumento para agir sobre o plano fluídico ou material; guiardar o registro dos efeitos de toda a ação do espírito; permitir que os espíritos se identifiquem e reconheçam uns aos outros, no plano espiritual; e servir de modelo, a forma do ser corpóreo.

Para o espírito encarnar um laço fluídico se liga ao óvulo fecundado e vai presidindo à multipliação das células, uma a uma, dirigindo a formação do corpo. Quando este se completa, está inteiramente ligado ao períspirito, "molécula a molécula".

Observação importante: Do ponto de vista espírita, portanto, desde a fecundação do óvulo, um espírito se ligou a ele e está trabalhando para formar o corpo de que precisa para viver neste mundo e continuar sua evolução. Portanto não provocar aborto, respeitando o direito de viver do espírito reencarnante, que é um nosso irmão ante Deus. O uso do anticoncepcionais é preferível ao aborto mas não deve fazer sexo irresponsável, por que o sexo serve apenas à procriação e a permuta de energias entre homem e mulher e não ser reduzido apenas a mero instrumento de sensações prazerosas ou promiscuamente, mas sempre com equilibrio e responsabilidade moral.

Durante a encarnação o períspirito serve de intermediário entre o espírito e a matéria, transmitindo ao espírito as impressões dos sentidos físicos e comunicando ao corpo as vontades do espírito.

Ao desencarnar, o períspirito se desprende do corpo e continua a servir ao espírito, como seu corpo fluídico que é como seu intermediário para com o plano espiritual ou material, proque o períspirito já preexistia ao corpo e a ele sobrevive comprovando a imortalidade do espírito. Geralmente, a aparência que o períspirito guarda é a da última encarnação, mas ela poderá ser modificada se o espírito quiser ou souber como fazer isso, porque a substância sutil do períspirito é maleável e plasmável.

Em todas as etapas da evolução do espírito o períspirito acompanha e vai se tornando mais etéreo, à medida que o espirito se aperfeiçoa e eleva. Nos espíritos puros, já se tornou tão etéreo que, para os nossos sentidos, é como se não existisse,pois conforme a sua evolução seu períspirito apresenta-se diferente.

O seu peso é a fixação a um plano de vida espiritual em companhia dos que lhe são semelhantes. Sua densidade que responde pela sua maleabilidade e a expansão do períspirito é tanto maior quanto mais rarefeito e mais sutil ele for, uma vez que sua energia se revela na luminosidade e irradiação e será maior quanto mais evoluído for o espírito. Daí a expressão "espírito de luz", significando espírito que já apresenta considerável grau de evolução. A sua contextura não é identica para todos os espíritos, ainda que sejam de um mesmo mundo, porque a camada fluídica que envolve um mundo não é homogênea e o espírito ao formar seu períspirito, dela atrairá os fluidos mais ou menos etéreos, sutis, segundo suas possibilidades. Espíritos inferiores têm períspirito mais grosseiros e, por isso, ficam imantados so mundo que habitam, sem poderem alçar a planos mais evoluídos. Alguns chegam a confundir seu períspirito de tão grosseiro que é, como corpo material e podem experimentar sensações comparáveis às do frio, calor, fome, etc. Os espíritos superiores, ao contrário, podem livremente ir a outros mundos, fazendo mutações em seu períspirito, para adaptá-lo ao tipo fluídico do mundo aonde vão.