Quem sou eu

Minha foto
O Centro Espírita Socorrista Gota de Luz é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos. Como contamos com a colaboração de voluntários para realização de nossas atividades, não cobramos nada pelos tratamentos realizados. Contato: cesgol@hotmail.com

quinta-feira, 22 de julho de 2010

PERISPÍRITO - Curso Básico de Espiritismo

Perispírito é o envoltório semi-material do espírito, também denominado de corpo fluídico ou corpo espiritual. Tem sua origem no fluido cósmico universal retirado do mundo ou plano ao qual o espírito está relacionado. Assim como o corpo físico, o perispírito tem uma estrutura e fisiologia, mas não tem inteligência nem autonomia. Não é, pois, "um outro ser" mas apenas um instrumento do espírito, tal como o corpo físico também de matéria mas em estado diferente, mais sutil, quintessencuada; não é rígida, mas, flexível e expansível, o que torna o perispírito mais plasmável sob a ação do espírito.

As funções do perispírito é ligar o espírito à matéria e a ele servir de instrumento para agir sobre o plano fluídico ou material; guiardar o registro dos efeitos de toda a ação do espírito; permitir que os espíritos se identifiquem e reconheçam uns aos outros, no plano espiritual; e servir de modelo, a forma do ser corpóreo.

Para o espírito encarnar um laço fluídico se liga ao óvulo fecundado e vai presidindo à multipliação das células, uma a uma, dirigindo a formação do corpo. Quando este se completa, está inteiramente ligado ao períspirito, "molécula a molécula".

Observação importante: Do ponto de vista espírita, portanto, desde a fecundação do óvulo, um espírito se ligou a ele e está trabalhando para formar o corpo de que precisa para viver neste mundo e continuar sua evolução. Portanto não provocar aborto, respeitando o direito de viver do espírito reencarnante, que é um nosso irmão ante Deus. O uso do anticoncepcionais é preferível ao aborto mas não deve fazer sexo irresponsável, por que o sexo serve apenas à procriação e a permuta de energias entre homem e mulher e não ser reduzido apenas a mero instrumento de sensações prazerosas ou promiscuamente, mas sempre com equilibrio e responsabilidade moral.

Durante a encarnação o períspirito serve de intermediário entre o espírito e a matéria, transmitindo ao espírito as impressões dos sentidos físicos e comunicando ao corpo as vontades do espírito.

Ao desencarnar, o períspirito se desprende do corpo e continua a servir ao espírito, como seu corpo fluídico que é como seu intermediário para com o plano espiritual ou material, proque o períspirito já preexistia ao corpo e a ele sobrevive comprovando a imortalidade do espírito. Geralmente, a aparência que o períspirito guarda é a da última encarnação, mas ela poderá ser modificada se o espírito quiser ou souber como fazer isso, porque a substância sutil do períspirito é maleável e plasmável.

Em todas as etapas da evolução do espírito o períspirito acompanha e vai se tornando mais etéreo, à medida que o espirito se aperfeiçoa e eleva. Nos espíritos puros, já se tornou tão etéreo que, para os nossos sentidos, é como se não existisse,pois conforme a sua evolução seu períspirito apresenta-se diferente.

O seu peso é a fixação a um plano de vida espiritual em companhia dos que lhe são semelhantes. Sua densidade que responde pela sua maleabilidade e a expansão do períspirito é tanto maior quanto mais rarefeito e mais sutil ele for, uma vez que sua energia se revela na luminosidade e irradiação e será maior quanto mais evoluído for o espírito. Daí a expressão "espírito de luz", significando espírito que já apresenta considerável grau de evolução. A sua contextura não é identica para todos os espíritos, ainda que sejam de um mesmo mundo, porque a camada fluídica que envolve um mundo não é homogênea e o espírito ao formar seu períspirito, dela atrairá os fluidos mais ou menos etéreos, sutis, segundo suas possibilidades. Espíritos inferiores têm períspirito mais grosseiros e, por isso, ficam imantados so mundo que habitam, sem poderem alçar a planos mais evoluídos. Alguns chegam a confundir seu períspirito de tão grosseiro que é, como corpo material e podem experimentar sensações comparáveis às do frio, calor, fome, etc. Os espíritos superiores, ao contrário, podem livremente ir a outros mundos, fazendo mutações em seu períspirito, para adaptá-lo ao tipo fluídico do mundo aonde vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário